terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PREVENÇÃO



Além da rotina comum no combate à dengue, Ananindeua realizou um plano de trabalho inovador para este ano pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, responsável pela prevenção de dengue no município. O primeiro plano para 2010 trata-se de um trabalho integrado entre os agentes de saúde da Vigilância com os funcionários que trabalham na atenção básica de saúde. Através dessa parceria, será possível apresentar uma notificação mais rápida dos casos da doença.
Outra parceria será com a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura na remoção de lixos e entulhos, intensificando a coleta nesse período chuvoso. Também já está previsto para março um treinamento tanto na rede privada quanto na municipal com médicos e enfermeiros sobre manejo clínico e diagnóstico da dengue.



O ano de 2009 foi considerado positivo na luta contra a dengue em Ananindeua. De acordo com um levantamento feito pela Vigilância Ambiental, foram registrados 182 casos de dengue comum em todo o município e apenas um caso de dengue com complicações, porém, sem mortes. Para isso, centenas de agentes de saúde trabalharam de janeiro a dezembro através de visitas domiciliares em todos os bairros com o intuito de destruir os focos de transmissão da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário