quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As dez melhores cervejarias artesanais do Brasil

A capacidade de elaborar cerveja de qualidade não se restringe a países europeus. O Brasil tem se destacado na fabricação de cervejas artesanais e, a cada dia que passa, atrai mais a atenção dos consumidores em busca de novidade. Porém, quem tenta se iniciar na prática de degustação da bebida encontra um obstáculo: quais as cervejarias mais indicadas?

Para tentar responder a essa dúvida, e abranger todos os paladares, o especialista em cervejas Daniel Wolff, editor do site Mestre-Cervejeiro.com, ajudou a elaborar uma lista com a dez melhores cervejarias artesanais do país.

O sommelier tem como base o sabor do líquido elaborado em lugares como Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Áustria e Inglaterra. "Nesses países, pude visitar as cervejarias, os bares e pubs mais famosos, conhecer de perto os estilos clássicos de cervejas e as harmonizações seculares", disse.

Ficou com água na boca? Veja a seleção das dez cervejarias artesanais de maior destaque no Brasil:

Cervejaria Escola Bode Brown (Curitiba, PR) - Cervejaria curitibana que nasceu com a ideia de conduzir cursos de "homebrewing", o passatempo de se fazer cerveja em casa também conhecido como cerveja na panela.

Cervejaria Bierbaum (Treze Tílias, SC) - A Bierbaum reproduz muito estilos típicos alemães. Existe uma cerveja deles que ainda está em fase de testes, feita pelo método "champenoise", mesma técnica de segunda fermentação na garrafa utilizada pelos vinhos espumantes da região de Champagne (França).

Cervejaria Way (Curitiba, PR) - Esta é uma cervejaria nova, mas aparece com força na cena de cervejas especiais. Teve muito destaque e comentários positivos no Festival Nacional de Cervejas de Blumenau, realizado em novembro de 2010.

Falke Bier (Ribeirão das Neves, MG) - Uma micro cervejaria mineira, administrada por uma família apaixonada e dissiminadora da cultura da bebida. Destaque para as cervejas Falke Bier Estrada Real IPA e Falke Bier Ouro Preto.

Colorado (Ribeirão Preto, SP) - Reproduzem estilos de cervejas tradicionais com uma pitada de Brasil, como a Colorado Caium (pilsen com mandioca), Colorado Apia (weiss com mel), Colorado Demoiselle (porter com café), Colorado Indica (IPA com raparua). São cervejas muito saborosas de preço acessíveis, fáceis de serem encontradas por todo o país.

Klein Bier (Campo Largo, PR) - Produz cervejas que até pouco tempo só eram encontradas nos bares da região. A boa notícia é que começaram envasar e a vender para os lugares especializados de todo o Brasil. O chope Stout da Klein, tirado com nitrogênio, forma uma espuma muito cremosa, não ficando atrás dos típicos stouts irlandeses.

Eisenbahn (Blumenau, SC) - Recentemente comprada pelo Grupo Schincariol, como aconteceu com a Devassa, no Rio de Janeiro. É facilmente encontrada e apresenta excelente custo benefício.

Wäls (Belo Horizonte, MG) - Outra micro cervejaria mineira de administração familiar. Reproduzem estilos belgas com sua própria assinatura, adicionando ingredientes. Destaque para a Wäls Quadruppel.

Dado Bier (Porto Alegre, RS) - Uma das pioneiras na questão de cervejas especiais no Brasil, em produção desde os anos 1990. Essa cervejaria gaúcha já teve uma filial em São Paulo (SP) e hoje mantém um complexo de bares e restaurantes em Porto Alegre, além de envasar e comercializar as suas cervejas para todo o país. Há alguns anos lançou uma cerveja tipicamente dos pampas, feita a partir de erva-mate, a Dado Bier Ilex, engarrafada em um copo que lembra a cuia de chimarrão.

Baden Baden (Campos do Jordão, SP) - Outra micro cervejaria adquirida pelo Grupo Schincariol, mas que ainda se mantém com a alma de pequena. Destaque para a Baden Baden Stout, uma cerveja internacionalmente premiada e que possui ótima qualidade de sabores e aromas de maltes torrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário