A eleição do presidente da Assembleia Legislativa e dos novos integrantes da Mesa Diretora será a primeira tarefa dos deputados estaduais eleitos em 3 de outubro e que tomarão posse na sessão preparatória que será realizada hoje. Como o atual presidente Domingos Juvenil não se reelegeu e o primeiro vice-presidente, João Salame, não assumirá o cargo, a sessão será presidida por Martinho Carmona, que tem o maior número de mandatos contínuos. Ele chamará um representante da base aliada e um da oposição para compor a Mesa provisória e, em seguida, fará o registro da chapa que disputará o comando da Casa pelos próximos dois anos.
Os deputados farão o juramento em que prometerão defender as Constituições do Brasil e do Pará. Após essa rápida cerimônia, haverá intervalo de dez minutos para registro da chapa.
A eleição é dividida em duas partes. Primeiro os deputados escolhem o presidente e, em seguida, os demais integrantes da Mesa Diretora (dois vice-presidentes e quatro secretários).
Amanhã, será realizada sessão solene de instalação da legislatura. O primeiro compromisso é com o governador Simão Jatene, que irá à AL levar a mensagem do Executivo aos parlamentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário