NOS PRÓXIMOS DIAS 23 E 24 DE MARÇO, NO HANGAR, A FEDARAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ (FAMEP) E A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (AMBEL) REALIZARÃO O SEMINÁRIO “SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA”, EVENTO PATROCINADO PELA TERRAPLENA E CLEAN GESTÃO AMBIENTAL.
NA OCASIÃO, OS PREFEITOS DA RMB ASSINARÃO UMA CARTA DE COMPROMISSO PARA A CRIAÇÃO DE UM CONSÓCIO MUNICIPALISTA, QUE BUSCARÁ SOLUÇÕES CONJUNTAS PARA O LIXO URBANO, UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR BELÉM, ANANINDEUA, MARITUBA, BENEVIDES, SANTA BÁRBARA DO PARÁ E SANTA ISABEL DO PARÁ, AS SEIS CIDADES QUE COMPÕEM A REGIÃO METROPOLITANA.
PARA SE TER IDEIA DO QUANTO É GRAVE A QUESTÃO, TODOS OS DIAS, 1,8 TONELADA DE LIXO É DEPOSITADA NO ATERRO SANITÁRIO DO AURÁ. SEGUNDO ESPECIALISTAS, SE ESTE RITMO CONTINUAR, DENTRO DE CINCO ANOS PODE OCORRER O QUE ELES CHAMAM DE “ENTUPIMENTO” DO LOCAL, NÃO SENDO MAIS POSSÍVEL UTILIZÁ-LO PARA ESTE FIM. ALÉM DA ARMAZENAGEM, HÁ PROBLEMAS PARA ELIMINAÇÃO DO LIXO E, AINDA, A PRODUÇÃO DO CHOURUME, QUE AMEAÇA OS LAGOS QUE ABASTECEM À REGIÃO, LOCALIZADOS A APENAS 2 KM DO AURÁ.
TODAS ESSAS QUESTÕES SERÃO DEBATIDAS NO SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EVENTO FOMENTADO NO DECORRER DAS DISCUSSÕES DO SEMINÁRIO REGIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, PROMOVIDO PELA FAMEP EM JANEIRO PASSADO. NAQUELE MOMENTO, A DESTINAÇÃO DO LIXO URBANO DA RMB FOI UM DOS GRANDES PROBLEMAS ELENCADOS PELOS PREFEITOS. O PRESIDENTE DA FAMEP, PREFEITO DE ANANINDEUA HELDER BARBALHO, SUGERIU, NA OCASIÃO, QUE OS PREFEITOS DEVERIAM SE UNIR EM TORNO DE UM CONSÓRCIO PARA ENFRENTAR A SITUAÇÃO. COM ESTE NOVO EVENTO, MAIS UM PASSO ESTA SENDO DADO NESTA DIREÇÃO.
fonte:famep.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário