sexta-feira, 25 de março de 2011

Jader quer tratar de temas que afetam os paraenses

O presidente do PMDB, Jader Barbalho, afirma que chegará ao Senado levando a experiência de mais de 40 anos de vida pública somada ao “entusiasmo de quem assume pela primeira vez um cargo eletivo”. “Meu principal compromisso é com o Pará, maior até do que com meu partido, o PMDB. Sou devedor do povo do Pará. É como se estivesse iniciando minha atividade como homem público”.


Jader participou ontem de um almoço com deputados do PMDB e lideranças da legenda que ocupam secretarias de Estado. No encontro, marcado para avaliar a atuação do partido, o clima foi de festa. Em todas as entrevistas, o novo senador do Pará destacou agradecimentos aos 1,8 milhão de eleitores que, mesmo diante das incertezas provocadas pelo longo processo de julgamento do registro da candidatura, mantiveram o voto em seu nome.

“Para o homem público, o que importa é a legitimidade popular e essa legitimidade não foi me dada pelo Supremo, mas pelo povo do Pará. Apesar de toda a campanha que foi feita dizendo que o voto em mim seria nulo, ainda assim o povo resolveu votar”, disse, afirmando que nunca duvidou que assumiria o cargo. “Sempre soube que a violência e o absurdo não iriam prosperar. O primeiro julgamento a que me submeti foi no dia 3 de outubro (data da eleição em que obteve cerca de 1,8 milhão de votos) e para mim, esse é o julgamento mais importante, com todo respeito à decisão do Supremo”.

Jader Barbalho afirma que no Senado pretende tratar dos grandes temas que impactam a vida dos paraenses, entre eles as questões ambientais, a geração de emprego e o aproveitamento dos recursos naturais. “Precisamos de um projeto de desenvolvimento que possa incluir as pessoas ainda marginalizadas. O político não precisa ser um técnico, saber tudo, mas precisa ser alguém sintonizado e sensível aos problemas da sociedade”, disse, afirmando que um dos seus trunfos no Senado será a experiência acumulada em mais de quatro décadas de vida pública.

“Não vou para o Senado para aprender. Já chego com muita experiência, mas com o entusiasmo de jovem. Depois dessa eleição em que passei por todo tipo de dificuldade, recebendo grande demonstração de apreço, não há outra forma de retribuir que não seja trabalhando pelos paraenses”.

Jader Barbalho é o político em atividade com a mais longa trajetória no Pará. Foi vereador, deputado estadual, governador por dois mandatos, ministro e assumirá o segundo mandato no Senado, casa que já presidiu.

EXPERIÊNCIA

A estreia na vida pública foi no MDB, sigla que reunia os adversários do regime militar e que deu origem ao PMDB, partido que já presidiu nacionalmente e do qual é maior liderança no Pará.

O último cargo assumido por Jader foi de deputado federal. Ele renunciou no final do ano passado em protesto contra o julgamento que cassou seu registro. Antes, foi apontado mais uma vez entre os parlamentares “cabeças do Congresso”. O título é dado pelo Departamento de Assessoria Parlamentar (Diap), órgão ligado aos sindicatos, que acompanha o desempenho dos parlamentares e aponta aqueles capazes de influenciar a pauta do Congresso. Pela análise do Diap, Jader é apontado como grande articulador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário