terça-feira, 10 de maio de 2011

MÉDICOS ESPANHOIS VISITAM USF DE ANANINDEUA

Entre os dias 10 a 12 de maio, Belém, Ananindeua e Marituba receberão dois especialistas espanhóis em Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos de família e comunidade (MFC), Dr. Juan Gérvas e Dra. Mercedes Péres Fernández.

Na ocasião, serão visitadas duas Unidades de Saúde da Família de Belém, Ananindeua e Marituba. Nestes locais Gérvas e Mercedes acompanharão consultas e avaliarão o acesso de pacientes aos serviços oferecidos, com o objetivo de dar sugestões para melhorar o atendimento da Estratégia Saúde da Família.

De acordo com o presidente da Associação Paraense de Médicina de Família e Comunidade (APAMFC), Dr. Yuji Ikuta, esta é uma atividade muito importante no processo de fortalecimento e qualificação da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária no estado do Pará. “Uma das propostas é compartilharem a experiência do sistema de saúde espanhol que, nos moldes do SUS, garante a saúde como um direito de todos e dever do estado, tendo como porta de entrada um médico generalista”, relata.

A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em parceria com suas associações estaduais brasileiras, com o intuito de promover intercâmbio clínico e científico entre os especialistas espanhóis e brasileiros. No total, Gérvas e Mercedes visitarão diversos centros de saúde de 40 cidades brasileiras e farão um relatório a respeito. Ambos já passaram pela região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. No Norte, visitarão as cidades de Manaus e Belém, posteriormente partem para demais centros de saúde localizados no Nordeste. A expedição começou em abril e segue até junho próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário