segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Formalizados grupos pela união do Pará

Unir para só então dividir. O trocadilho com o atual debate sobre o desmembramento do Pará explica as medidas adotadas pelos segmentos contrários à criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Para unificar o discurso, uma frente uniu todos os segmentos que pretendem manter o Pará com a atual configuração geográfica. Mas para atender as recomendações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizar o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o grupo se dividiu em duas frentes, uma contra Carajás, presidida pelo Deputado Federal Zenaldo Coutinho (PSDB), e outra contra Tapajós, liderada pelo Deputado Estadual Celso Sabino (PR).

Em convenção realizada na sede da Associação Comercial do Pará, foi realizada a convenção das duas frentes, uma seguida da outra. Dezenas de pessoas lotaram o auditório e o calor foi abafado apenas pelos discursos entusiasmados de parlamentares, lideranças políticas e prefeitos. Alguns bradavam indignação com os separatistas e os discursos de desenvolvimento atrelados à emancipação.

Segundo Celso Sabino, a campanha contra a divisão vai abranger todo o Estado, porém a concentração será na região onde estaria o remanescente Pará. “Nosso discurso está embasado na inviabilidade da divisão. Em conversas com meus colegas Deputados, eu me propus, no caso da não divisão, em lutar por mais recursos para as regiões e acompanhar de perto os projetos de desenvolvimento”.

Ao todo, 25 parlamentares, entre Deputados Estaduais, Federais e Senador compõem as duas frentes, além dos 35 vereadores da Câmara Municipal de Belém, artistas e intelectuais.

Durante o período legal da campanha nas ruas, as frentes devem promover palestras, reuniões, encontros, shows, mobilizações públicas para expandir os estudos e discursos contra a divisão. “Esta foi uma noite de muita emoção, agora mais do que nunca vou me dedicar integralmente à causa. Vejo pessoas que estão aqui de coração porque acreditam que só a unidade territorial vai garantir o crescimento do Pará”, destacou Zenaldo Coutinho.

As funções de cada integrante só serão definidas hoje, antes da entrega dos estatutos das frentes para fins de registro no TRE. Sabe-se apenas em qual lado os parlamentares estarão.

INTEGRANTES

CONTRA O TAPAJÓS

Celso Sabino, Carlos Bordalo, Eliel Faustino, Belo, Luzineide, Valdir Ganzer, André Dias, Cláudio Puty, Miriquinho Batista, Edmilson Rodrigues, Alexandre Novelino.

CONTRA O CARAJÁS

Zenaldo Coutinho, Márcio Miranda, Ana Cunha, Edilson Moura, Simone Morgado, Haroldo Martins, Eduardo Costa, Cilene Couto, Arnaldo Jordy, Elcione Barbalho, Marinor Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário