A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de Decreto Legislativo 106/2011, que autoriza o Executivo estadual a alienar, mediante doação, o imóvel da Granja do Icuí, área que pertence ao patrimônio estadual, para ser repassado ao município de Ananindeua, onde será implantado o primeiro polo universitário público da cidade. O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Justiça da AL, também por unanimidade, com pareceres favoráveis dos deputados Martinho Carmona (PMDB) e Cássio Andrade (PSB). Os deputados definiram que a doação tem um objetivo social de atender à população de Ananindeua, que ainda não dispõe de universidades públicas, apesar de ser a segunda maior concentração de habitantes do Pará.
O projeto será implantado pela Prefeitura de Ananindeua em parceria com o governo estadual e governo federal, com previsão de concentrar os campi das universidades estadual (Uepa) e federal (UFPA) e do Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA).
Em agosto, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), se reuniu com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com a presidente Dilma Rousseff, onde foram assegurados recursos para a implantação dos campi do IFPA e também da UFPA em Ananindeua, a partir de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB). O modelo a ser implantado de multicampi foi proposto pelo prefeito em parceria com os dirigentes das universidades locais.
A área da Granja do Icuí tem 23 hectares, onde serão instalados os polos universitários com a previsão de absorver a mão de obra do próprio município e arredores.
Município ganhará mais três escolas
Ontem também houve boas notícias para a educação fundamental em Ananindeua. Foi autorizado o início das obras da construção de um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) e de uma Escola de Ensino Fundamental que atenderão os moradores do Conjunto Júlia Seffer.
Na ocasião, o prefeito Helder Barbalho assinou também a ordem de serviço que dará início à construção de outro CREI na Comunidade Girassol, localizada em Águas Brancas. Os CREIs fazem parte do Projeto Pró-infância, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, que visa suprir a demanda de estudantes da educação infantil.
“Até que enfim alguém olhou por nós. Essa escola vai ser uma bênção para todos. Moro a dez minutos de onde vão construir a escola e vou matricular meus netos nela”, destacou a moradora Cremilda Quintanilha, de 58 anos.
Helder Barbalho destacou a importância da parceria entre poder público e população na melhoria da qualidade de vida. “Hoje, estamos dando início à realização de obras importantes para os moradores, que não seriam possíveis sem a participação da população. Vamos continuar contando com a parceria dos moradores e das associações”, afirmou.
A previsão de inauguração das obras dos dois CREIs e da escola é para junho de 2012. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário