segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Escola Isabel Amazonas promove ação de cidadania

A 5ª edição do projeto Fazendo Acontecer, que esteve na Escola de Ensino Médio e Fundamental “Isabel Amazonas” no último sábado, 28, mobilizou a comunidade estudantil e das áreas adjacentes em torno de uma série de ações de cidadania que permitiram o acesso a políticas públicas ofertadas pelo Governo do Estado. Desde as 8h, moradores das áreas próximas à escola formaram longas filas na expectativa de participar da programação, que conta com a participação de todo corpo técnico da escola. A estimativa da organização é de que até as 17 horas, 500 pessoas haviam sido atendidas.

A parceria com o empresariado local proporcionou mais uma edição do projeto, que ofereceu coleta de sangue, verificação da pressão arterial e glicose, consultas oftalmológicas, testes rápidos de HIV, orientação e prevenção às DST/Aids; orientação sobre combate à dengue e sobre o programa Pro Paz Integrado. Nas duas primeiras horas de atendimento, 30 pessoas procuraram o serviço de teste rápido de HIV, que garantiu a emissão do resultado em 30 minutos.

A experiência de doar sangue pela primeira vez “foi boa”, definiu Teodora Souza, 18 anos, que há muito tempo tinha vontade de colaborar com o banco de sangue da Fundação Hemopa. Segundo ela, esse gesto vai muito além da colaboração voluntária, pois pode ajudar a salvar vidas.

As ações do projeto na Izabel Amazonas foram antecedidas por palestras ministradas pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua sobre o combate à dengue. Para conter a proliferação do mosquito nesta época de chuvas, os servidores investiram na disseminação das informações sobre os riscos da doença. A Secretaria de Saúde do município também garantiu a imunização de adultos e crianças, com a oferta de vacinas contra febre amarela, tríplice viral e polio.

A escola Isabel Amazonas é referência no bairro pelas ações extraclasse que desenvolve dentro do Projeto Mais Educação, iniciativa que promove a integração dos alunos e da escola com a comunidade do entorno. Entre as conquistas recentes da escola está a aprovação do aluno Wendell Rocha, 17 anos, nos vestibulares das Universidades Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), nos cursos de Arquitetura, Engenharia Florestal e História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário