segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Evando Chagas planeja ações em Ananindeua

Com sua área física agora ampliada, o Instituto Evandro Chagas, instalado em amplo terreno à margem da rodovia BR-316, pode enfim projetar seu futuro como um grande polo em saúde pública e de pesquisa biomédica. “Isso vai representar um avanço extraordinário para a saúde pública no Brasil e em especial para a Amazônia”, afirmou a diretora do IEC, Elisabeth Santos, que assinou na quinta (26), um termo de entrega através do qual a Superintendência do Patrimônio da União no Pará cedeu, ao IEC terreno de 356.633 metros quadrados em área contígua ao seu campus, no município de Ananindeua.

O IEC vinha desenvolvendo gestões desde 2008 com o objetivo de obter a cessão do terreno, onde funcionou no passado uma granja – já há tempos desativada – da Secretaria de Agricultura do Estado. Ao Evandro Chagas foram destinados mais de dois terços da área, pertencente ao patrimônio fundiário da União.

Entre as destinações projetadas para a nova área do IEC, a sua diretoria já definiu pelo menos duas possibilidades: uma escola profissionalizante em nível de 2º grau e um centro de inovação tecnológica. Elisabeth Santos corteja também a possibilidade da implantação de uma Escola de Saúde Pública, em nível de terceiro grau. Em toda a Região Norte, diz ela, não existe uma única escola desse tipo e o ideal seria que ela fosse criada pela UFPA. Caso isso não ocorra, o Evandro Chagas pretende tomar a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário