quarta-feira, 7 de março de 2012

Museu Parque do Seringal: inauguração será em março

A população de Ananindeua vai desfrutar ainda este mês do mais novo espaço de conservação ambiental do município. O Museu Parque Seringal, que está com obras aceleradas, será inaugurado em março e será o segundo Parque Ambiental do município. Além de promover a temática ambiental, o Seringal vai contar a história do Ciclo da Borracha na Amazônia.

O espaço de 12 mil m² reúne uma reserva de centenas de seringueiras, as quais o plantio remonta a este importante período de desenvolvimento da história da região. Localizada no bairro do Coqueiro, no Conjunto Cidade Nova VII, a área terá estrutura composta com trilhas ecológicas, anfiteatro de educação ambiental, playgroud, praça, campo de futebol e uma academia pública de ginástica.

O local foi sendo preservado há anos pela própria população por ter grande valor histórico. O Museu Parque do Seringal terá ainda um restaurante com arquitetura inspirada na Belle Époque e que remontará ao Casarão do Seringalista, o dono do seringal.
Também terá destaque a Casa do Seringueiro, um museu, que contará a vida dos trabalhadores e reunirá instrumentos usados pelos seringueiros para realizar a extração do látex até a criação da borracha e artigos pessoais, que mostram como era o dia a dia desses trabalhadores.

Este será o segundo Parque Ambiental de Ananindeua. O primeiro, o “Antônio Danúbio” tem pouco mais de um ano e é primeira unidade de conservação municipal do Pará, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário