sexta-feira, 29 de abril de 2011

MINISTRO ELOGIA EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA

EM RECENTE AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO FERNANDO HADDAD, O PREFEITO HELDER BARBALHO OUVIU MUITOS ELOGIOS AOS RESULTADOS OBTIDOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA. ESTA NOTÍCIA É DESTAQUE NO DIÁRIO DO PARÁ, QUE PUBLICA EM REPORTAGEM A FALA DO MINISTRO, QUE REPLICAMOS ABAIXO:

Eis o endereço: http://mobi.diariodopara.com.br/not.php?idnot=131807

Quinta-feira, 28/04/2011, 04h52
MEC dá aceno positivo a campus do Icuí
O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta quarta-feira (27), em seu gabinete, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA) para informar sobre o andamento do projeto de implantação do campus de universidades públicas no terreno da Granja do Icuí, antiga residência oficial do governador do Pará. De acordo com o ministro, até a próxima semana a Secretaria Nacional de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) deverá emitir parecer acerca do projeto, que terá um custo inicial de R$ 13 milhões e deverá gerar cerca de 400 novas vagas.
A deputada Elcione Barbalho, que também participou da reunião, destinou um milhão de reais para iniciar a construção do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no local. De acordo com o prefeito, o entusiasmo e a reação positiva do ministro surpreenderam. “O ministro disse, inclusive, que pretende conversar com a presidente Dilma para que sejam priorizados os municípios que recebem as mais baixas receitas per capita do país para que sejam implantadas novas universidades federais como forma de agregar valor para esses municípios”, explicou Helder Barbalho.
O orçamento per capita (por habitante) de Ananindeua é um dos 100 mais baixos do país: R$ 364. Mesmo com orçamento tão baixo para ser aplicado em todas as áreas do município (saúde, educação, infraestrutura, custeio, desenvolvimento, cultura, assistência social, transportes, entre outros), Ananindeua vem alcançando resultados de destaque na área da educação.
Segundo dados da Secretaria de Educação de Ananindeua, de 2.400 alunos atendidos pela rede municipal em 2005, Ananindeua pulou para cerca de 9.500 crianças dentro da sala de aula hoje.
Entre os resultados do investimento, o município registrou o melhor desempenho no Ideb 2009 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios da região metropolitana, além de ficar acima das médias estadual e regional. Com média 4,3 para o grupo de 5ª a 8ª série, Ananindeua saltou do nono lugar em 2007 para o segundo lugar no cenário estadual em 2009.
O município avançou também nas chamadas séries iniciais, de 1ª a 4ª séries, sendo considerado o terceiro melhor ensino do Pará, com a média 4,4. Além disso, o município superou a média de 3,8 estabelecida pelo MEC para o Ideb 2009 e já conseguiu ultrapassar também a meta do Ideb 2011, que é de 4,2.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Ananindeua tem um dos maiores índices de eleitores alfabetizados do Pará. Segundo o estudo, Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, teve, junto com a capital, o menor índice de analfabetismo entre a população votante e também detém a menor população iletrada.
“Está sendo feito em Ananindeua um verdadeiro milagre na área da educação”, destacou o ministro Fernando Haddad, referindo-se ao índice do Ideb e também aos dois prêmios recebidos como Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em 2010 e em 2007.
Entregue pelo Governo Federal e pela Ação Fome Zero, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) formada por empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento social sustentável do país, o prêmio é o reconhecimento das boas práticas de gestão pública municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Além da implantação do futuro campus onde ficarão abrigadas unidades da Uepa e ainda do Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), o prefeito de Ananindeua conversou também com o ministro sobre a implantação das cinco novas escolas de ensino fundamental previstas no PAC II a serem construídas no município. A primeira a ser implantada deve ser a unidade do bairro do Paar.
MULTICAMPI
O projeto em avaliação no MEC prevê a transformação da Granja do Icuí, antiga residência do governador, em espaço multicampi, com presença da UFPA, Uepa e IFPA.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário