segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto Aluno Nota 10 premia 300 em Ananindeua

Na manhã de ontem, no Seminário São Pio X, 300 alunos da rede municipal de ensino de Ananindeua foram contemplados com prêmios e certificados do Projeto Aluno Nota 10, ação de iniciativa da prefeitura do município para homenagear os alunos que mais se destacam nas atividades escolares de cada bimestre. “Buscamos valorizar os nossos exemplos dentro de uma análise pedagógica que inclui assiduidade, desempenho e participação familiar, buscando a integração de professores, alunos e pais”, destaca o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.

A premiação é feita por modalidade e por escola, e leva em consideração critérios como as notas das avaliações, disciplina, participação e a assiduidade dos pais ou responsáveis nas atividades da escola, um dos pontos mais importantes na avaliação do estudante. “O Aluno Nota 10 é um programa que incentiva a participação da família na escola. Ele premia os alunos, mas tem o foco de fazer com que os pais estejam mais presentes na vida escolar do filho”, destaca a secretária de Educação de Ananindeua, Elieth Braga.

Ainda segundo ela, desde a implantação do projeto, em março de 2009, a educação evoluiu bastante no município. “Hoje ocupamos o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Metropolitana de Belém e o segundo lugar no Estado. Vamos dar continuidade ao projeto, fazendo com que ele continue criando nos alunos essa competitividade positiva, pra que eles busquem se empenhar cada vez mais e melhorar as notas”, afirma.

A secretária disse ainda que a evasão nas escolas de ensino fundamental do município diminuiu consideravelmente. “Hoje temos 3,7% de evasão. Esse índice é espetacular. Antes do prefeito assumir, esse número era de 16%”, garante Elieth. Desde que foi criado, o projeto já premiou mais de 1.500 estudantes. Além de medalhas e diplomas, os alunos recebem prêmios em dinheiro no valor de R$ 300 e aparelhos de DVD e MP4. Na grande festa do projeto, que acontece no ano que vem, os estudantes que mais se destacaram durante todo esse ano, ainda poderão ser presenteados com o cartão Aluno Nota 10.

Através de parcerias com a classe empresarial do município, o cartão proporciona ao estudante e sua família descontos na hora de fazer compras. A rede possui convênio com farmácias, padarias e comércios em geral. O cartão também dá desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Estudante da terceira série, Alana Maciel ganhou o título de Aluna Nota 10 pela quarta vez. Ela diz que a premiação é uma meta constante e que por conta disso se prepara com muito estudo e não falta nenhum dia de aula.

“Eu sinto muita alegria. Quero sempre ganhar. Acho legal a gente ganhar prêmio do prefeito”, pontua. Na rotina escolar de Alana, o incentivo e acompanhamento da mãe, a dona de casa Ângela Maria, tem sido fundamental.

“Sempre que ela chega do colégio mando tirar uma hora do dia pra estudar e fazer o dever de casa. Acho (o projeto) um bom incentivo para o aluno estudar e ter mais interesse pelos estudos”, conta Ângela. “Esse é um evento nota 10, não só pelo incentivo do aluno, mas porque criou um vínculo maior entre as escolas e a secretaria. O rendimento melhorou 100%”, analisa a professora Eivana Almeida.

“Se todas as gerações tivessem tido essa oportunidade, parte da nossa atual realidade seria diferente. Estamos investindo no futuro, preparando esses alunos com competitividade para a vida e para o mercado. Mas, acima de tudo, estamos formando cidadãos”, disse o prefeito Helder Barbalho.

MELHORIA
Muito além da premiação, o projeto Aluno Nota 10 também coloca em prática ações de melhoria na infraestrutura física, informatização, capacitação dos professores, construção e reforma das escolas do município.

(Diário do Pará)-Sexta-Feira, 10/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário