segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ananindeua ganha Núcleo de Apoio à Saúde da Família



Nesta segunda-feira, começa a funcionar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Ananindeua. O NASF terá 11 especialidades, entre elas, Fonoaudiologia, Nutrição, Pediatria, Psicologia, Oftalmologista e Fisioterapia.

Os profissionais devem realizar o atendimento a partir das demandas identificadas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). No primeiro momento, os profissionais trabalharão em parceria com as equipes do Pólo I ( Guanabara, Água Lindas, Águas Brancas, Júlia Sefer e Pedrerinha).

A construção do NASF foi resultado de parceria entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA), através do projeto Pró-Saúde II; o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ananindeua. O espaço foi inaugurado no último sábado (06), com a presença do Prefeito Helder Barbalho e da secretária de municipal de saúde, Ivete Vaz, e a representante da UEPA, Silvia Norte.

“Essa unidade vai trabalhar com ações preventivas, oferecendo várias especialidades e garantindo agilidade no atendimento, que vai culminar diminuição na fila de espera”, afirmou Helder Barbalho. O prefeito destacou, ainda, a parceria da Prefeitura com a UE PA. “O NASF, além de oferecer um atendimento especializado vai qualificar os futuros médicos trazendo alunos e professores para verificarem in loco a prática da saúde pública”, ressaltou.

De acordo com a Secretária de Saúde Ivete Vaz, o NASF tem como objetivo fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF), suprindo assim a necessidade de atendimentos específicos que normalmente não são realizados nos Postos de Saúde da Família. Serão cerca de 80 mil pessoas beneficiadas diretamente.

“A UEPA está muito satisfeita com esta parceria com a Prefeitura de Ananindeua. Nossos alunos e professores dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e educação física terão toda estrutura do NASF para suas aulas práticas”, afirmou a professora da UEPA, Silvia Norte.

Os alunos da Universidade poderão conhecer a realidade da saúde pública, através da experiência no NASF, vivência que também é possibilitada no PET Saúde em Ananindeua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário