domingo, 19 de fevereiro de 2012

Escolas de Samba do 2º grupo desfilaram em Belém

A Escola de Samba Caprichosos da Cidade Nova fez a abertura do Carnaval 2012, na noite do último dia(17), na Aldeia Amazônica, em Belém. Com o enredo “Do Ontem ao Amanhã, na Terra do Ananin, o Caminho é a Educação”, trouxe o tema educação para a avenida, com a história de José Marcelino de Oliveira, fundador da escola de Ananindeua.

Desfilaram também as escolas Rosa da Terra Firme, União Montenegrense, Coração Jurunense, Mocidade Olariense e Habitat do Boto. A escola de samba da Pratinha, que faria a abertura do evento, foi desclassificada e não participou do desfile do 2º Grupo. “Eles avisaram hoje que não poderiam participar do evento e que devolverão a subvenção que receberam da PMB”, explicou Carlos Amilcar, presidente da Fumbel.

A primeira escola levou para a avenida alas sobre a educação, mostrando a importância dos estudos, dos livros para o desenvolvimento do ser humano. As escolas serão julgadas por 22 jurados, sendo 11 de Belém e a outra metade do cenário nacional, irão avaliar o desempenho das escolas de samba da capital paraense. Serão 11 quesitos avaliados, entre fantasias, alegorias, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, entre outros.

Os quesitos de avaliação são: Bateria, Enredo, Samba-Enredo, Alegoria, Fantasia, Evolução, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte e Conjunto.
A quarta escola de samba a entrar no corredor da folia foi a Escola Coração Jurunense, com o enredo “Devaneio Junino em Noite de Folia”, que mostrou a capacidade cultural do Estado na avenida, principalmente no mês de junho, com as comidas típicas, festas folclóricas e quadras juninas.

Janjão Rodrigues, locutor/apresentador dos desfiles da Aldeia Amazônica e também ex-apresentador do programa Clube do Samba, falou da importância do carnaval no Estado. “A cultura do carnaval deve ser incentivada em todo o Estado. Em Belém, os desfiles na Aldeia Amazônica são muito importantes para a população de menor poder aquisitivo que não tem a possibilidade de viajar e vem prestigiar o evento durante os três dias”, explica.

A última escola a desfilar na avenida foi “Habitat do Boto”, homenageando a cidade de Belém, com o enredo “Belém, Cidade Morena dos Meus Encantos”. A programação do Carnaval 2012 continua neste sábado (18), com a apresentação das escolas de samba do 1º Grupo.

É esperado um público de 60 mil pessoas nos três dias de desfile na Aldeia Amazônica. Passarão pelo corredor da folia 32 agremiações, entre blocos e escolas de samba.

O apresentador Leão Lobo esteve em Belém para participar de um evento e fez questão de ver de perto o carnaval na Aldeia Amazônica. Ele, que já esteve quatro vezes na capital paraense, assistiu pela primeira vez aos desfiles das escolas de samba local. Amanhã Leão Lobo retorna a São Paulo para acompanhar os desfiles das escolas de samba da capital paulista.

“Acho a cidade de Belém belíssima, arborizada, com ruas largas, uma cidade encantadora. Adoro a culinária daqui também, principalmente os peixes, como o Filhote”, confessou Leão Lobo.

Sobre o convite para assistir aos desfiles das escolas do 2º Grupo, ele explicou que adorou. “Como só vou ficar em Belém até amanhã, adorei poder conhecer um pouco mais da sua cultura e prestigiar o carnaval daqui”, finalizou.

O apresentador assistiu ao desfile da escola “Mocidade Olariense”, que homenageou a Ilha do Marajó, com o enredo “Marajó, dos Encantos, da Natureza e Misticismo as Luzes da Ilha Cabocla”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário