domingo, 19 de fevereiro de 2012

Saúde da Família chega a 70% de Ananindeua

Ananindeua se tornou exemplo de cobertura em saúde no Pará (entre as cidades acima de 100 mil habitantes), segundo dados do Ministério da Saúde, com 45 unidades básicas e 98 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o que representa, hoje, mais de 70% da população coberta pelo programa. Em 2005, o município contava apenas com 18% de cobertura e possuía somente 23 equipes.

Cada uma das equipes do programa - formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo e agentes comunitários - é responsável pelo acompanhamento ambulatorial e domiciliar de 4 mil pessoas.

Em 2011, foram investidos mais de R$28 milhões e, em alguns bairros como Guanabara, Distrito Industrial e Icuí, a cobertura já é de 100% na Atenção Básica. “O Programa é uma evolução e continuamos o trabalho para ampliar nossa Rede de Saúde.

Em janeiro, foram inauguradas mais duas unidades básicas de saúde e, até dezembro, a previsão é construir mais nove. Ano passado, a Prefeitura implantou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O atendimento no espaço é realizado a partir das demandas identificadas pelas equipes do programa.

De acordo com a secretária de Saúde, Ivete Vaz, o núcleo supre a necessidade de atendimentos específicos que não são realizados nas unidades básicas de saúde. “O Nasf é um diferencial, pois oferece mais de 10 especialidades, garantindo, assim, agilidade no atendimento. Mais de 80 mil usuários utilizam os serviços”, afirma a secretária.

Os atendimentos serão ampliados também com a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h III, mais avançada do Pará, ainda este semestre. Com mais de mil metros quadrados, a obra possui um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões no avanço da assistência médica de Urgência e Emergência. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário