sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ananindeua premia os melhores

Professores, escolas e mais de 300 alunos da rede municipal de ensino de Ananindeua receberam premiações, placas de honra ao mérito e aparelhos de DVD, MP3, celulares e notebooks, além de isenções de IPTU, em reconhecimento por seus desempenhos no ano letivo de 2011. A iniciativa faz parte do projeto Aluno Nota 10, criado em 2009 pela prefeitura do município para incentivar a educação, e já premiou até agora mais de 3.100 estudantes.

Na escolha dos destaques do ano, são consideradas as notas, além de disciplina, participação em classe e assiduidade dos pais ou responsáveis nas atividades escolares. O evento também premiou os vencedores das Olimpíadas Literária e de Matemática realizadas no município.

“Mesmo não sendo preciso, eu cobro muito do meu filho para que ele tenha boas notas e avance nos estudos, aproveitando a oportunidade que muitos não têm. E hoje ele está vendo o resultado de quem estuda”, destaca Arlete Rodrigues, mãe de Gualdino Rodrigues, 14 anos, 1º lugar na faixa etária dele.

O projeto também vem dando resultados para o município como um todo. As taxas de evasão escolar e repetência diminuíram e as de aprovação aumentaram. “A partir do momento em que envolvemos todos os agentes sociais responsáveis pela educação no município, conseguimos os melhores resultados possíveis para um ensino de qualidade”, afirma a secretária de Educação, Conceição Vieira.

Os resultados positivos também apareceram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, quando Ananindeua avançou do 9º para o 2º lugar, em relação a 8ª e 9ª séries, e de 9º para 3º lugar, considerando 4ª e 5ª séries, entre as redes municipais de ensino do Pará. “Com o Aluno Nota 10, criamos um grande movimento envolvendo pais, professores, alunos e empresários preocupados com o desenvolvimento e a qualidade da educação em Ananindeua. O resultado disso pode ser visto na quantidade de alunos premiados e nos índices educacionais que Ananindeua tem alcançado”, afirma o prefeito Helder Barbalho.

PAI PRESENTE

Na ocasião, também foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Ananindeua e o Tribunal de Justiça do Pará para a implantação do Projeto Pai Presente, que garante o registro depaternidade a milhares de crianças e adolescentes. De acordo com o Censo Escolar de 2009, cerca de 500 mil crianças e adolescentes no Pará não possuem o nome do pai no registro de nascimento. “A parceria do Tribunal com os municípios é fundamental para que haja uma redução nesses números e as perspectivas de sucesso aumentam se pudermos contar também com a comunidade escolar, envolvendo mães de alunos e professores”, destacou o juiz corregedor do TJEPA, Lúcio Guerreiro.

Em Ananindeua, será feita uma mobilização com a participação das escolas da rede municipal de ensino, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o objetivo de permitir ao Judiciário mapear a real quantidade de crianças sem paternidade identificada no município, já que o preenchimento do nome do pai não é quesito obrigatório no Censo Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário