domingo, 8 de janeiro de 2012

Ananindeua inaugura 1ª central de monitoramento



Foi inaugurada na última Sexta-Feira, a Central de Videomonitoramento de Ananindeua, que recebe imagens em alta resolução de 54 câmeras de segurança. Os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da cidade. “Saímos na frente com a implantação da Central, o município é o primeiro do Pará a instalar um sistema de videomonitoramento. A escolha dos locais foi feita através de uma pesquisa realizada pela prefeitura, que detectou os pontos mais violentos”, destacou o prefeito Helder Barbalho.
Cerca de 30 Guardas Municipais que atuam no monitoramento dos equipamentos passaram por capacitação e estão preparados para acionar os órgãos de segurança e trânsito de acordo com a ocorrência registrada.
Os profissionais trabalham em regime de plantão de 24 horas para fazer o acompanhamento dos locais. A Central de Videomonitoramento faz parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Ele é responsável pela articulação de ações de prevenção e repressão à criminalidade por meio de um trabalho conjunto entre órgãos federais, estaduais e municipais.
“As políticas públicas de segurança precisam de uma maior integração e parceria com o governo municipal. Com o videomonitoramento em Ananindeua, teremos uma maior integração para trabalhar em conjunto e reduzir a criminalidade no Pará”, afirmou o Secretário de Segurança Pública do Estado, Luis Fernandes.
A aquisição das câmeras aconteceu mediante uma parceria da Prefeitura de Ananindeua com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “As ações serão ampliadas, vamos trabalhar em conjunto com os governos estadual e federal e ainda com a classe empresarial do município. Já solicitamos ao Ministério da Justiça a instalação de mais 10 câmeras”, ressaltou o secretário de Segurança e Defesa Social, Luis Freitas.
O monitoramento no município vai contribuir para o enfrentamento e prevenção da violência a partir do registro de atitudes suspeitas, infrações ou crimes. Os bairros da Guanabara, Águas Lindas, Coqueiro, Maguari, 40 Horas, PAAR, Curuçambá, Distrito Industrial, Jaderlândia e Anita Gerosa estão entre as áreas atendidas pelo serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário