quinta-feira, 11 de março de 2010

PMDB AVANÇA


Cada dia que passa, me convenço mais que o PMDB deve marchar em torno de uma candidatura própria ao Governo do Pará.
Os números de todas as pesquisas apontam o partido como preferência do eleitorado paraense. O deputado Jáder Barbalho aparece em todos os cenários com ampla vantagem em comparação ao segundo colocado, o que me faz crer que ele pensa muito na hipótese de sentir, de novo, o gostinho de disputar uma eleição majoritária.
Fico impressionado com o brilho nos olhos de velhos militantes, quando dizem com entusiasmo e, até mesmo com um ar saudosista, dos tempos de luta e glória do partido. Relembram fatos históricos das campanhas de 1982 e 1990.
Em 82, o PMDB enfrentou os resquícios da ditadura, com a chapa Carneiro/Passarinho, e, em 1990, o poder da máquina administrativa, dos meios de comunicação e do empresariado local, representados pela chapa do então prefeito da Capital, Sahid Xerfan.
Em ambos os pleitos, a agremiação, em clima de unidade e muita coragem, foi às ruas e junto com o povo do Pará, conduzindo o hoje deputado Federal Jader Barbalho ao maior cargo do Executivo Estadual.
Observo também à vontade dos mais jovens em viver aquilo que sempre escutaram falar, dos embates travados, do frio na barriga, do debate ideológico-programático.
O partido precisa desta candidatura para reafirmar o seu compromisso com o povo paraense, que é não apenas eleitoral. Antes disso, seria uma alternativa viável para solucionar os grandes problemas vividos pela população. Precisamos ter visão para perceber que, quem vive no passado e não constrói no presente, dificilmente terá futuro.
O partido deve mostrar que continua com os mesmos ideais de vanguarda do progresso e do desenvolvimento sendo, ao mesmo tempo, combativo em defesa das lutas do povo. Tenho a certeza de que travaremos o bom combate com uma candidatura própria que venha a suprir as necessidades do Pará.

Texto enviado pelo amigo, Igor Normando - 2a Vice-presidente Nacional e Presidente Estadual da Juventude do PMDB/Pará.

2 comentários:

  1. Inclusão é sinônimo de cidadania para o governo do Pará, que promoveu, nesta terça-feira (9), a décima nona edição do Mutirão da Cidadania no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, reunindo cerca de cinco mil pessoas. Técnicos de 30 órgãos estaduais garantiram serviços essenciais aos moradores de comunidades como Jardim Nova Vida, Olga Benário, Verdejante I, II, II e IV, Fazendinha e Parque 1º de Dezembro. A governadora Ana Júlia Carepa participou do mutirão e conversou com a população lembrando que "o governo do povo cuida de todos, mas dá atenção aos que mais precisam".
    A governadora garantiu que o Governo do Estado está chegando às populações mais carentes, àqueles que não tinham acesso. "A emissão de documentos está vindo a eles, assim como o atendimento à saúde. Está vindo também o corte de cabelo, o atendimento jurídico e orientações sobre o Minha Casa, Minha Vida, onde eles vão poder transformar o sonho da casa própria em realidade", destacou.
    Ana Júlia lembrou ainda que moradores do Águas Lindas poderão morar no bairro vizinho, o Icuí, por meio do Minha Casa, Minha Vida. "Concedemos aquele espaço onde morava um governador (a Granja do Icuí) para que morem mais de mil famílias, que serão beneficiadas com esse projeto".

    ResponderExcluir
  2. Tem uma tarefa no nosso governo que é muito dignificante pra quem faz e pra quem recebe: é o mutirão da cidadania, que ontem esteve no Aurá, em Ananindeua.


    O Aurá está na área do lixão e ali falta muito: emprego, documentos básicos, como a certidão de nascimento, saúde e segurança. Falta muito, mas tem uma vontade férrea da população em superar as dificuldades, cantando, criando arte.


    Foi lá que o nosso governo fez o 19º mutirão da cidadania, envolvendo 30 órgãos de governo e 250 servidores, além de muitos voluntários da comunidade. Todos trabalhando sob um sol inclemente para atender mais ou menos 5 mil pessoas que passaram pelo mutirão.


    No bairro de Águas Lindas a ação contou com as parcerias de Associações de Moradores do Jardim Nova Vida, Conjunto Verdejante I, II, III e IV, Olga Benário, Fazendinha, Parque 1º de Dezembro, Igreja Assembléia de Deus, Associação de Trabalhadores de Transporte Alternativo/cooperativa de Águas Lindas e Catadores do Aurá.


    De mutirão em mutirão, vamos iniciando o processo de resgate da cidadania, tão aviltada.

    A maior obra é cuidar das pessoas.

    ResponderExcluir